Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    STF discutirá mudança de cargo de servidor aposentado

    O Supremo Tribunal Federal reconheceu a repercussão geral dos casos que envolvem mudança do cargo de assistente jurídico aposentado antes da Lei 9.028/1995 para membro da Advocacia-Geral da União.

    O caso levado à corte foi o de uma servidora pública, ocupante do cargo de assistente jurídico de nível superior do Ministério da Cultura, que pediu o direito de transposição para o cargo de assistente jurídico da Advocacia-Geral da União. O Recurso Extraordinário 682.934 foi ajuizado pela União, que questionou decisão do Superior Tribunal de Justiça.

    A União diz que foram violados vários dispositivos constitucionais e alega que a decisão do STJ interfere diretamente na área de atuação do Poder Executivo, já que está atuando como legislador positivo. Além disso, explica que a igualdade entre servidores ativos e inativos só é possível quando das alterações remuneratórias, os benefícios e as vantagens forem genéricas e concedidas para todos os servidores em atividade da respectiva categoria.

    O ministro Luis Fux, relator do RE, disse que o tema tratado no recurso é importante do ponto de vista econômico, político, social e jurídico. “Ele alcança uma quantidade significativa de servidores em situações semelhantes em todo o país”, justificando a necessidade do STF pacificar o entendimento.

    Fonte: http://www.conjur.com.br/2012-jun-20/mudanca-cargo-assistente-jurídico-aposentado-repercussao-geral

    • Publicações4069
    • Seguidores8
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-discutira-mudanca-de-cargo-de-servidor-aposentado/3157691

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)