Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Gilberto Carvalho: trabalhador brasileiro tem muito a comemorar neste 1º de Maio

    Publicado em: 01/05/2013

    São Paulo - O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, disse que o trabalhador brasileiro tem muito a comemorar neste 1º de Maio. “É importante celebrarmos hoje a conquista, sobretudo dos últimos dez anos, quando a classe trabalhadora deixou de ser marginalizada e passou a ser contemplada, efetivamente por políticas sérias de governo de inclusão social”.

    Segundo ele, 86% das categorias tiveram aumento real de salário o que significa que, apesar de a economia não estar tendo um grande crescimento, o trabalhador está conquistando crescimento em seu salário. Carvalho participou de ato político promovido pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), no qual também estavam presentes o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, o ministro do Trabalho, Manoel Dias, e o presidente da CUT, Vagner Freitas.

    O ministro do Trabalho informou que no próximo dia 14, a presidenta Dilma Rousseff deve se reunir com as centrais sindicais para discutir uma série de pautas trabalhistas. Entre as propostas que a CUT pretende discutir está a do Projeto de Lei 4.330, de 2004, que permite a liberação da terceirização como atividade-fim de uma empresa. A CUT é contra o projeto. A central também pretende levar outras pautas para discussão tais como a redução da jornada de trabalho e o fim do fator previdenciário.

    Os organizadores do ato estimaram em 120 mil o número de participantes, mas para a Polícia Militar (PM), havia entre 20 mil e 25 mil pessoas. Segundo a PM, o evento transcorreu sem grandes incidentes. Os jornalistas, porém, reclamaram por terem ficado em áreas cercadas no fundo do palco, impossibilitados de se locomover.

    Para o ministro do Trabalho, a participação de possíveis candidatos à Presidência da República em eventos promovidos pelas centrais sindicais demonstra que o país já vive um período pré-eleitoral. O presidente da CUT negou que os atos promovidos pelas centrais estejam relacionados a campanhas pré-eleitorais e que reflitam a polarização entre as centrais.

    “Do ponto de vista da CUT, digo que não [é um evento eleitoral]. Estamos fazendo um evento sindical e convidamos autoridades que achamos necessário que estivessem aqui. Não queremos fazer polarização política. Queremos é discutir sustentabilidade no desenvolvimento, mas acima de tudo colocar a pauta dos trabalhadores no dia [do Trabalho]”.

    Fonte: Agência Brasil

    Acesso: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-05-01/gilberto-carvalho-trabalhador-brasileiro-tem-muito-comemorar-neste-1%C2%BA-de-maio

    • Publicações4069
    • Seguidores8
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações28
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/gilberto-carvalho-trabalhador-brasileiro-tem-muito-a-comemorar-neste-1-de-maio/100492833

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)