Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    SITRAEMG ajuíza ação para reajustar a VPNI em 15,8%

    O SITRAEMG ajuizou ação coletiva em favor dos seus associados que percebem a Vantagem Pessoal Nominalmente Identificada (VPNI) derivada de quintos ou décimos para obter atualização de 15,8%. O índice corresponde à revisão geral consentida pela Presidência da República para 2013, situação esta que o parágrafo único do artigo 62-A da Lei 8.112, de 1990, determina a revisão da VPNI.

    A determinação do Executivo para a revisão geral da remuneração dos servidores públicos federais foi amplamente veiculada e consta expressa no projeto de lei orçamentária enviado ao Congresso Nacional. Por exemplo, contrariando a pretensão de reajuste dos servidores do Poder Judiciário (PL 6.613/2009) e Ministério Público da União (PL 6.697/2009 e PL 2.199/2011), a Presidência da República apenas permitiu a revisão das retribuições dessas carreiras no mesmo período e em percentual idêntico aos concedidos aos servidores do Executivo.

    Daí que, embora tenham sido editados diversos planos de cargos e salários, todos tiveram o mesmo teto de 15,8% imposto pelo Executivo para o reajuste dos servidores federais.

    Para o advogado Rudi Cassel, sócio do escritório Cassel & Ruzzarin Advogados, “fica clara a generalidade e a coincidência do período de revisão quando do aumento linear de 15,8% imposto pelo Executivo para as carreiras dos demais órgãos orçamentariamente autônomos, embora pulverizado em diversas leis de cargos e salários, fato que possibilita a caracterização da revisão geral anual de que trata o inciso X do artigo 37 da Constituição e, por conseguinte, o reajuste da VPNI”.

    O processo recebeu o nº 0010395-17.2013.4.01.3400 e tramita perante a Seção Judiciária do Distrito Federal. (Fonte: Cassel e Ruzzarin Advogados)

    Extraído de: http://www.sitraemg.org.br/noticia/exibir/22088/

    • Publicações4069
    • Seguidores8
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações170
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sitraemg-ajuiza-acao-para-reajustar-a-vpni-em-15-8/100378511

    Informações relacionadas

    Correio Forense
    Notíciashá 10 anos

    Servidor que exerceu função comissionada entre abril de 1998 e setembro de 2001 tem direito à incorporação dos quintos

    Pagamento das parcelas retroativas referentes à incorporação e atualização dos quintos

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)