Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    DISCURSOS - Fator previdenciário

    O fim do fator previdenciário foi defendido por Jô Moraes (PCdoB-MG), que disse acreditar que o modelo atual, além de desestimular o mercado interno, o consumo e o desenvolvimento, prejudica os trabalhadores. No entendimento da deputada, a extinção do fator previdenciário reforça a ampliação da distribuição de renda, do mercado de trabalho e, sobretudo, dos direitos trabalhistas daqueles que “dão a vida para aumentar a riqueza e garantir o crescimento do País”.

    Marçal Filho (PMDB-MS) pediu à Mesa Diretora que dê prioridade à votação do fator previdenciário. O deputado disse que o julgamento do tema é a vontade de sociedade e acrescentou que os trabalhadores com mais tempo de serviço são punidos pela lei. Marçal Filho argumentou que a votação “é o desejo da Câmara”, e pediu aos líderes a aprovação da matéria.

    O fator previdenciário foi criado, em tese, para desestimular aposentadorias precoces, mas para Fabio Trad (PMDB-MS), além de não cumprir o objetivo, a medida trouxe a característica da regressividade. O deputado explicou que isso afeta trabalhadores menos especializados que, além de entrar mais cedo no mercado de trabalho, não conseguem manter contribuição regular para a Previdência, um dos elementos considerados na definição do fator, junto com a idade e a expectativa de vida, no momento da aposentadoria.

    Fonte: http://www.câmara.gov.br/internet/jornalcamara/default.asp?selecao=materia&codMat=77383&codjor=

    • Publicações4069
    • Seguidores8
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações43
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/discursos-fator-previdenciario/100238374

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)