jusbrasil.com.br
8 de Maio de 2021

O que é um sindicato?

Um Sindicato é uma associação de trabalhadores tendo como função defender os seus interesses e direitos profissionais e de sua cidadania. Cada trabalhador é livre de participar na constituição de um sindicato e dele se tornar sócio, sendo o conjunto dos trabalhadores organizados num sindicato livre de estruturar e regular o seu funcionamento e definir as formas e os objetivos da ação coletiva. Os sindicatos assumem atualmente um papel primordial na nossa sociedade face às graves crises nacionais a que assistimos. Nas sociedades modernas, a organização segundo interesses comuns é cada vez mais uma necessidade.

Aliás, salienta-se a capacidade negocial que um sindicato detém, concretamente, o direito de contratação coletiva, constitucionalmente consagrado, bem como a capacidade judiciária (isto é, o fato de poderem intervir como parte legítima em ações judiciais) e o direito de participação (nomeadamente na elaboração da legislação laboral).

Toda a ação sindical é um contributo dos trabalhadores não apenas para a defesa dos seus próprios interesses, como também para o desenvolvimento da própria sociedade.

O sindicato não se limita a tratar dos problemas coletivos, decorrentes do exercício da própria profissão, mas igualmente se preocupa com a condição social dos trabalhadores enquanto cidadãos, estando aí a ação sindical direcionada para questões extra profissionais.

Dúvidas não existem: Um conjunto de trabalhadores tem mais força para agir do que cada um por si, individualmente. Se, por exemplo, um consumidor tiver razões para se dirigir ao governo, para protestar ou reivindicar medidas, sozinho nada consegue. Mas muitos milhares de consumidores, devidamente organizados, seguramente conseguirão. O mesmo se passa quanto aos trabalhadores!

Há trabalhadores que só pensam em sindicalizar-se quando estiverem confrontados com problemas concretos. Mas tal pode ser, porém, já demasiado tarde. O seu isolamento leva-os a formar idéias vagas e confusas perante posições difíceis, pois em algum momento anterior a entidade empregadora providenciou para que houvesse um deslize, uma ação ou uma omissão que vão prejudicar decisivamente a sua defesa.

Prevenir é sempre melhor que remediar. Os trabalhadores sindicalizados vão-se enriquecendo, de múltiplas formas, com vista à defesa dos seus interesses individuais e coletivos, devido às informações que o sindicato lhes faz chegar. Estar sindicalizado é, por isso, um investimento numa organização dos e ao serviço dos trabalhadores, onde estes constituem o eixo central de toda a sua atividade e cujos benefícios se refletem no dia a dia da sua atividade profissional.

Dr. Casemiro Laporte

OAB/PR 21.712

Fonte: http://sinpefepar.com.br/site/?page_id=65

5 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Bom dia! Eu sou chefe de setor e ao perceber um funcionário com dificuldade de relação interpessoal com uma das equipes do setor que coordeno, inclusive com impacto negativo para o serviço, entendi a necessidade de mudá-lo de equipe (para evitar uma medida mais drástica, como uma demissão, por exemplo). Para minha surpresa, o sindicato da categoria está tentando intervir, sob alegação de que a funcionária em questão vai ter menos horas no dia em contato com o marido devido a mudança de horário. Por isso, esse sindicato está pressionando que eu volte atrás da minha decisão, mesmo eu já tendo explicado os critérios técnicos e de gestão para minha decisão. O sindicato pode fazer isso? Em nenhum momento desrespeitei o funcionário ou utilizei de qualquer tipo de assédio, muito menos estou indo de encontro a nenhum direito trabalhista. continuar lendo

"Os sindicatos assumem atualmente um papel primordial na nossa sociedade face às graves crises nacionais a que assistimos. Nas sociedades modernas, a organização segundo interesses comuns é cada vez mais uma necessidade."
Fala sério, esses caras não passam de um bando de vagabundos que impedem os verdadeiros trabalhadores de exercer suas atividades, eu sou funcionário de uma empresa de grande renome e eu consegui dando tudo de mim, me esforçando e trabalhando justamente. Sou o que sou porque corri atrás como um bom funcionário deveria fazer, consegui aumento salarial pela minha determinação e não bloqueando acesso de outro a trabalhar. GREVE = CRIME contra a vontade individual de qualquer pessoa contraria! continuar lendo

Informação excelente para sanar dúvidas de quem busca algo mais sobre sindicatos. continuar lendo

Um sindicato pode agir como empresa??? continuar lendo